História

O “Patronato de Nossa Senhora das Dores”, é uma entidade religiosa que teve a sua origem em 1918 com a ação do então Pároco de Santa Maria Maior, Padre Laurindo Leal Pestana, membros da comunidade paroquial e a Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias e foi canonicamente ereta por Dom António Pereira Ribeiro, Bispo do Funchal, tinha como missão acolher as meninas pobres que vagueavam pelas ruas.

Em 2010 a instituição passa para Fundação Patronato de São Filipe A “Fundação Patronato de São Filipe” é uma instituição sem fins lucrativos, tem a sua sede à Travessa de S. Filipe, nº 5, freguesia de Santa Maria Maior, nesta cidade e concelho do Funchal. O seu âmbito de ação abrange toda a Região Autónoma da Madeira.

A “Fundação Patronato de São Filipe” tem por objeto a realização da caridade da Igreja nos seus aspetos temporal e espiritual, preocupando-se especialmente com o acolhimento, educação e formação de crianças e jovens com necessidade de proteção familiar, promovendo nelas o sentido da dignidade humana, os valores culturais, religiosos e morais.

O Patronato de São Filipe tem capacidade para acolher 37 crianças/jovens de ambos os sexos, em acolhimento residencial.
A Instituição neste momento ajuda famílias em situações pontuais, alimentação, vestuário, material escolar, passam cá o dia, ou depois das aulas até os pais terminarem o seu trabalho.
O projeto que temos em mãos neste momento é manter uma casa pertencente a esta instituição para três jovens fazer uma experiencia de autonomia de vida.
A instituição ao longo dos anos tem procurando educar estes jovens para viverem em sociedade e acima de tudo serem pessoas realizadas e felizes.

A instituição tem acordo de cooperação com a segurança social. Mas toda a colaboração quer monetária ou em géneros é sempre benéfica e útil para as nossas crianças/jovens.

Travessa São Filipe 5, Funchal
9060-293 FUNCHAL

291 238 833

patronatosfilipe@gmail.com

Fundação Patronato São Filipe